Você Sabia?

Origem da Pasta

A origem do Macarrão é incerta, mas o que se pode afirmar é que veio da antiguidade. Uma das primeiras referências sobre uma Pasta cozida à base de cereais e água, remete aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 a.C. O Talmud, o livro sagrado que traz as leis judaicas, no século V a.C. o Itriyah dos antigos hebreus, era uma espécie de massa chata usada em cerimônias religiosas.

Porém, na versão mais comum, o Macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, mercador veneziano que visitou a China no século XIII. Entretanto, na Itália, já em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de Massas no inventário de bens de um soldado genovês, Ponzio Bastione.

A palavra macaronis, usada no inventário, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, significa achatar e que, por sua vez, vem do grego makar, que quer dizer sagrado.

A versão mais aceita pelos historiadores diz que os árabes levaram a Massa à Sicilia no século IX, quando conquistaram a ilha, considerada a maior da Itália. A partir do século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do alimento por todo o mundo: criaram mais de 500 variedades de tipos e formatos.

Origem do Nhoque

O nhoque é outro grande representante da cozinha italiana (mais simples), nascida da habilidade das cozinheiras na sua luta pela subsistência, e elevada à categoria de arte culinária italiana.

É geralmente preparado à base de batata, apesar de existirem outros variantes, como o Nhoque de batata com espinafre, Nhoque de mandioquinha, Nhoque de aipim, Nhoque de batata recheado, dentre outras combinações.

Origem da Pizza

A fama da cozinha italiana percorre o mundo principalmente a partir da pizza, com sabores cada vez mais singulares, e dos pratos de Massa. De poucos pratos, como a pizza pode – se dizer que foram à base para a criação de tantos restaurantes especializados ou tantas cadeias de franquia. Muitos pizzaiolos ocupam-se todos os dias a preparar e abrir a massa para fazer aquele que é, sem dúvida, é um dos pratos mais famosos do mundo.

Há muitas lendas sobre a origem da pizza, que parece ter surgido na região da Campânia, mas o certo é que pela simplicidade e pelos ingredientes que a integra, esta é a base a partir da qual, acrescentando – se novos, elementos, preparam – se muitos outros sabores de Pizza.

Aprovada pela Rainha

Umas das pizzas mais tradicionais, a Margherita, recebeu este nome por causa da Rainha Margherita di Savoia (1851-1926), esposa do rei italiano Umberto I. Em 1889, o casal real estava de passagem por Nápoles e, um pizzaiolo conceituado, chamado Raffaele Esposito, teve a honra de preparar a refeição dos ilustres.

Sem saber a refeição predileta dos visitantes, fez três tipos de cobertura de pizza:  uma de queijo e ervas, outra de peixa e, por fim, uma que levava tomate, mussarela de búfala e manjericão, estes ingredientes junto formavam a cor da bandera da Itália. A Rainha adorou o sabor e a ideia por trás das cores. Por isso, Raffaele Esposito batizou a sua criação com o nome da Rainha.

Lasanha Recheada

Há, na Itália, massas secas (pastasciutta), massas recheadas e, finalmente, a lasanha. São folhas de massa branca, amarela (com ovos), verde (com espinafre) ou vermelha (com tomate), dispostas em camadas com molho e recheio.

Canelone Recheado

Os Canelones, são cilindros de massas recheados, são outra especialidade que difundiu a fama da culinária italiana por todo o mundo. Integram – se de tal modo aos hábitos alimentares que podem ser facilmente encontrados em cardápios por toda parte.

Molho ao Pesto

Molho típico de origem genovesa e muito popular. A base de manjericão, queijo parmesão e um pouco de nozes, ele é usado em pequenas quantidades diluídas com um pouco de azeite de oliva.

Molho Amatriciana

Molho a base de tomate e bacon, que também pode acrescentar – se um pouco de pimenta, o que dá certo contraste ao prato.

Molho à Bolonhesa

Sem dúvida este é o mais popular da culinária italiana, prepara com tomates e carne bovina.

Molho Carbonara

O Molho Carbonara original era uma receita habitual dos carroceiros que transportavam carvão para Roma. Uma receita muito menos refinada que a atual.